Um inventário dos 25 principais influencers evangélicos no Instagram e os principais temas abordados por cada um deles, segundo a Inteligência Artificial
DOI:
https://doi.org/10.5971/teocon.2025v1.e025007Palavras-chave:
Infl uencers evangélicos, Instagram, Inteligência artifi cialResumo
O objetivo deste trabalho foi o de realizar um inventário dos 25 principais infl uencers evangélicos do Brasil e os principais temas abordados por cada um deles, com a intenção de entender a relação entre infl uenciadores, seguidores e conteúdo apresentado com foco especial no Instagram. Para a coleta de dados sobre os temas por eles abordados, foi utilizada a ferramenta de Inteligência Artifi cial Microsoft Copilot, bem como a captura de dados com os respectivos perfi s desses infl uencers no Instagram. Como ponto de partida, utilizamos o levantamento divulgado em setembro de 2023 pelo antropólogo Juliano Spyer, por meio da consultoria Nosotros, que na ocasião analisou 44 infl uencers evangélicos em variadas mídias sociais digitais. Em face da volatilidade dos números de seguidores dessas celebridades digitais, foram listados os 25 principais infl uencers encontrados no mês de setembro de 2024, todos com mais de 2,5 milhões de seguidores. Esta pesquisa se propõe a oferecer novos recursos para aqueles que procuram compreender o poder de infl uência das mídias sociais digitais na mobilização religiosa-político-social de um determinado espectro do protestantismo brasileiro.
Referências
COPILOT. Os 25 principais infl uencers evangélicos no Instagram e os principais temas abordados por cada um deles. Microsoft 365 Copilot Versão de 1º de novembro de 2023. Inteligência Artifi cial. Disponível em: https://copilot.microsoft. com/. Acesso em: 26 set. 2024.
LOPES, Leiliane. Lista dos principais influenciadores evangélicos tem Eyshila, Camila Barros e Anderson Freire. EXIBIRGOSPEL. Disponível em: https://exibirgospel. com.br/lista-dos-principais-infl uenciadores-evangelicos-tem-eyshila-camila-barrose-anderson-freire/. Acesso em 30 jun. 2024.
MACÊDO, Isis Larissa Nóbrega. O Instagram como ferramenta de consumo de moda: uma análise do papel das líderes de opinião para o comportamento de compra das adolescentes. 2016. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2016.
MORI, Letícia. Jesus Motivacional: quem são os coaches evangélicos’. BBC BRASIL. Disponível em; https://Instagram.bbc.com/portuguese/articles/c4n879prr6do. Acesso em 30 set. 2024.
ROSA, Vika. Geração Z, Millennial, Boomer e mais: em que ano começou cada geração? entenda as características e particularidades. IGN Brasil. Disponível em: https:// br.ign.com/ciencia/122940/feature/geracao-z-millenial-boomer-e-mais-em-queano-comecou-cada-geracao-entenda-as-caracteristicas-e-parti. Acesso em: 30 set. 2024.
SAIBA Quem é Nikolas Ferreira, deputado bolsonarista mineiro que vai presidir a comissão de Educação. O Globo, Rio de Janeiro, 8 mar.2024. Disponível em: https://oglobo. globo.com/ politica/noticia/2024/03/08/saiba-quem-e-nikolas-ferreira-deputado- bolsonarista-mineiro-que-vai-presidir-a-comissao-de-educacao.ghtml. Acesso em: 30 set. 2024.
SPEAKRJ. Estatísticas do YouTube de Deive Leonardo. Disponível em: https://Instagram.speakrj.com/audit/report/UCNMHZujkcJXErDXhLSGNVdA/ youtube?formCode=MG0AV3. acesso em 28 set. 2024.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Marcelo de Araújo Silva, Marcos Rodrigues Simas (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados na Teologia Contextual (TEOCON) permanecem com os autores. Ao submeter um manuscrito, os autores concordam com os seguintes termos:
-
Primeira Publicação: Os autores concedem à Teologia Contextual (TEOCON) o direito de realizar a primeira publicação do trabalho, garantindo à revista o direito de disseminar e distribuir o artigo em todos os formatos e meios, incluindo impressos e digitais.
-
Direitos do autor: Após a publicação, os autores têm autorização para assumir contratos adicionais para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: disponibilizar em repositórios institucionais ou publicação como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.