Processo de identificação de má conduta
Para a correção de problemas éticos relacionados ao artigo e/ou outro documento do Periódico são utilizados os seguintes procedimentos.
Em casos de plágio
Conforme as instruções da Página de Submissão, quando há comprovação de publicação duplicada ou redundante (importante), pelo Editor e/ou o parecerista que avaliou o artigo, o autor é solicitado a dar esclarecimentos.
Caso seja comprovado por culpa e/ou o erro não intencionado, devido à falta de clareza das Instruções aos Autores, ou inexperiência do autor, o artigo é recusado com a devida explicação da postura da revista e do comportamento esperado no futuro.
Em caso de não resposta por parte do autor, o Editor poderá contatar a Instituição onde ele trabalha, informando aos seus superiores a solução tomada pela equipe editorial. Os pareceristas também são notificados da solução.
Em caso de menor importância de similaridade textual, será solicitado ao autor que faça as devidas adequações: referenciação das obras originais, eliminação da similaridade etc. Em caso de aceite das orientações, a avaliação do artigo seguirá seu fluxo normal.
Para o teste de similaridade textual a Equipe adota o softwar iThenticate Plagiarism Detection; AntiPlagiarist.