Diretrizes para Autores
A Teologia Contextual é uma revista do Mestrado Profissional em Teologia da Faculdade Teológica Sul Americana, dedicada à reflexão teológica interdisciplinar sobre os fenômenos religiosos, com ênfase no respeito à diversidade e no diálogo inter-religioso. A revista publica textos inéditos (artigos científicos e Resenhas) em português, espanhol e inglês. As submissões não poderão, sob nenhuma circunstância, estar em processo de avaliação para publicação em outra revista. No entanto, não há impedimentos quanto ao artigo:
- Ter sido previamente depositado em repositórios de preprints.
- Ser resultante de apresentações em congressos ou simpósios. Uma vez aprovados, o(a) autor(a) deverá especificar a origem da divulgação em nota de rodapé.
- Ser oriundos de teses. Após a aprovação, o autor deverá indicar, em nota de rodapé, todos os dados referentes ao original."
As colaborações são recebidas em fluxo contínuo. Para submeter um artigo para avaliação, acesse Submissões Online.
ARTIGOS CIENTÍFICOS
Os artigos devem estar acompanhados de título, resumo e palavras-chave (em português e em inglês), devem ter entre quatro mil e sete mil palavras (4000 e 7000 palavras) incluindo figuras, tabelas e referências bibliográficas.
Elementos pré-textuais
- Título/subtítulo: caixa alta, alinhado à esquerda, não-itálico, negrito, tamanho 12.
- Título/subtítulo em inglês: letras minúsculas, alinhado à esquerda, itálico, tamanho 12.
- Resumo em língua vernácula (de 100 a 150 palavras, espaço simples, fonte Times New Roman, tamanho 11). Três palavras-chave separadas por ponto.
- Resumo em inglês/Abstract (de 100 a 150 palavras, espaço simples, fonte Times New Roman, tamanho 11). Três a cinco palavras-chave em inglês/keywords separadas por ponto.
Elementos textuais
- O texto deve ser redigido em conformidade com a norma culta da língua e com os as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT);
- O texto deve conter Introdução (sem numeração); tópicos, numerados em algarismos arábicos (1, 2...) Material e Método e Conclusão, não numerada;
- Não utilizar subtópicos, agregar seu conteúdo ao texto do tópico em questão;
- As citações DEVEM constar no corpo do texto, seguindo o sistema da Associação Brasileira de Normas Técnicas (NBR10520);
- A notas de rodapé devem ser utilizadas somente como notas explicativas.
Normas de citações
Informações não contempladas nestas diretrizes, consultar as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Citações com até autores
Citações com mais de 3 linhas devem ser apresentadas em um bloco destacado, com recuo de 4 cm, espaçamento simples e fonte tamanho 11.
Um autor:
O sobrenome do autor deve ser escrito com a primeira letra maiúscula e as demais em minúsculas, tanto fora quanto dentro dos parênteses.
Exemplos: (Foucault, 2022) ou Foucault (2022)
Para citações diretas, acrescentar o número da página “p” .
Até três Autores
Quando um trabalho tiver dois autores ou três, deve-se citar os sobrenomes seguidos da data de publicação sempre que for mencionado no texto.
Faria e Cesaro (2013) ou (Faria; Cesaro, 2013)
Souza, Farias e Martins (2022) ou (Souza; Farias; Martins, 2022)
Mais de três autores
Para documento com mais de três autores, citar apenas o sobrenome do primeiro autor seguido da expressão et al. (em itálico) em todas as citações
Lopes et al. (2021) ou (Lopes et al., 2021).
Elementos pós-textuais
- Referências
- Devem ser listadas em ordem alfabética.
- Devem ser elaboradas em espaço simples, com fonte tamanho 12.
- Devem ser alinhadas à margem esquerda do texto e separadas entre si por uma linha em branco de espaço simples.
- Deve-se usar itálico para destacar o elemento título. Isso não se aplica às obras sem indicação de autoria.
- Para mais detalhes e demais casos, seguir as normas Associação Brasileira de Normas Técnicas (NBR-6023) em vigência.
Na referência, devem ser indicados os sobrenomes e as iniciais de todos os autores responsáveis pela obra, separados por ponto e vírgula.
Somente os autores citados no texto devem ser listados nas Referências.
Artigos
DE LA CRUZ, H. A; MONDACA, G. S.; BARBIERI, N. G. Redes evangélicas haitianas como mediadoras en la incorporación a la ciudad de Santiago de Chile: ¿hacia una ciudadanía creyente? Religião & Sociedade, Rio de Janeiro, v. 44, n. 2, e440201, 2024. Doi:. https://doi.org/10.1590/1984-04382024e440201
Livros
BAKTIN, M. Questões de literatura e de estética: a teoria do romance. 6. ed. São Paulo: Hucitec, 2020.
Capítulo de Livro
BAKTIN, M. O discurso no romance. In: BAKTIN, M. Questões de literatura e de estética: a teoria do romance. 6. ed. São Paulo: Hucitec, 2020. Cap. 2, p. 71-362.
Teses e dissertações
SOUSA, L. P. O papel da espiritualidade na saúde mental: uma análise da religiosidade no contexto urbano brasileiro. 2019. Tese (Doutorado em Religião) - Universidade de Brasília, Brasília, 2019. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/34857. Acesso em: 15 jul. 2024.
Trabalhos publicados em Anais de Evento
SILVA, J. R. A influência da religião nas práticas de cuidado espiritual em hospitais. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE SAÚDE E ESPIRITUALIDADE, 4., 2023, Juiz de Fora. Anais [...]. Juiz de Fora: Universidade Federal de Minas Gerais, 2023. Disponível em: https://www.ufmg.br/congresso2021/anais. Acesso em; 15 jul. 2024.
RESENHAS
Os livros resenhados devem conter ISBN e numeração de página. As resenhas devem priorizar livros lançados nos últimos 2 anos, e a análise deve explicar por que a obra é importante para a ciência da religião, e não para o grupo religioso estudado. Indexado, avaliado pela própria comissão editorial.
As resenhas deverão ter entre 1500 e 3000 palavras e seguir a formatação padrão da revista.
Deverão apresentar título próprio, diferente do título da obra resenhada e seguir a seguinte estrutura:
- Título da resenha (diferente da obra resenhada)
- Referência bibliográfica completa da obra resenhada
Ex.: GEZA V. Jesus e o mundo do judaísmo. 2. ed. Tradução: Adail Ubirajara Sobral e Maria Stela
Gonçalves. São Paulo: Edições Loyola, 1996. (Bíblica Loyola, 17). ISBN 978-85-15-01182-7.
- Conteúdo da resenha
O autor da resenha é livre para seguir construir segundo o próprio estilo, utilizando-se de diálogos com o texto resenhado e apresentando críticas. Orienta-se apenas que não utilize tópicos.
- Caso seja feita a citação de outras obras, inserir lista de referências conforme se faz em artigos.
INDICAÇÃO DE FINANCIAMENTO
Os autores que recebem apoio financeiro para pesquisa e cujos artigos foram aprovados para publicação, deverão apresentar os devidos reconhecimentos em uma nota final a ser inserida após a lista de referências bibliográficas.