IGREJA, CULTURA E REFORMA: A TRADUÇÃO DO EVANGELHO NA ENCRUZILHADA ANGOLANA ENTRE O LEGADO REFORMADO E A IDENTIDADE AFRICANA.

Autores

  • Joao Andre Florentino Faculdade Teologica Sul Americana Autor

DOI:

https://doi.org/10.59771/

Palavras-chave:

Inculturação, Teologia Africana Reformada, Cristianismo, Etnocentrismo

Resumo

Este artigo examina a tensão entre o legado reformado europeu e as tradições culturais africanas no contexto da igreja angolana contemporânea. Com base em uma abordagem teológica contextual, propõe-se uma hermenêutica de inculturação que favoreça a integração entre a fé cristã e a identidade cultural local. O objetivo é superar a imposição de modelos eclesiológicos eurocêntricos e promover uma vivência cristã autêntica e relevante para o contexto africano. A discussão aborda o etnocentrismo teológico herdado da missão colonial, a traducibilidade do cristianismo — entendida como sua capacidade de ser expressa em diversas culturas — e a mundialidade da fé, que reconhece a legitimidade de múltiplas formas de viver o Evangelho. A partir dessas reflexões, o texto defende a construção de uma eclesiologia africana que una fidelidade bíblica e valorização das expressões culturais locais, contribuindo para uma igreja angolana mais encarnada, plural e comprometida com sua história, identidade e vocação no mundo.

Referências

BEDIAKO, Kwame. Christianity in Africa: The Renewal of a Non-Western Religion. Edinburgh: Edinburgh University Press, 1995.

BEVANS, Stephen B. Modelos de Teologia Contextual. São Paulo: Paulinas, 2002.

BÍBLIA SAGRADA. Atos dos Apóstolos 2,6; João 1,14.

BOSCH, David J. Missão Transformadora. São Leopoldo: Sinodal, 2002.

BUJO, Bénézet. Introdução à Teologia Africana. São Paulo: Loyola, 2004.

BUJO, Bénézet. Foundations of an African Ethic: Beyond the Universal Claims of Western Morality. Nairobi: Paulines Publications Africa, 1997.

FLORENTINO, João André. “E Deus se fez carne na nossa cultura”, Identidade, v. 27, n. 2, 2023. Disponível em: https://revistas.est.edu.br/Identidade/article/view/2261/1887. Acesso em: 03 abr. 2025.

JENKINS, Philip. The Next Christendom: The Coming of Global Christianity. Oxford: Oxford University Press, 2002.

MALDONADO-TORRES, Nelson. On the Coloniality of Being: Contributions to the Development of a Concept. Cultural Studies, v. 21, n. 2-3, p. 240–270, 2007.

MBITI, John S. Bible and Theology in African Christianity. Nairobi: Oxford, 1986.

MBITI, John S. Introduction to African Religion. London: Heinemann, 1971.

MUDIMBE, Valentin-Yves. The Invention of Africa: Gnosis, Philosophy, and the Order of Knowledge. Bloomington: Indiana University Press, 1988.

NYAMITI, Charles. Teologia e inculturação na África. Kinshasa: CEPAS, 1994.

NYAMITI, Charles. Studies in African Christian Theology, vol. 1: Christ as Our Ancestor: Christology from an African Perspective. Nairobi: CUEA Press, 2006.

SANNEH, Lamin. Translating the Message: The Missionary Impact on Culture. Maryknoll: Orbis Books, 1989.

SANNEH, Lamin. Translating the Message. Maryknoll: Orbis, 2009.

SANNEH, Lamin. Whose Religion Is Christianity? The Gospel beyond the West. Grand Rapids: Eerdmans, 2003.

SCHREITER, Robert J. Constructing Local Theologies. Maryknoll: Orbis Books, 1985.

TIÉNOU, Tite. “The Theological Task of the Church in Africa.” In: MUGABE, Henry (Ed.). Issues in African Christian Theology. Nairobi: East African Educational Publishers, 1990. p. 77–94.

WALLS, Andrew F. The Missionary Movement in Christian History: Studies in the Transmission of Faith. Maryknoll: Orbis Books, 1996.

Downloads

Publicado

24-09-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

IGREJA, CULTURA E REFORMA: A TRADUÇÃO DO EVANGELHO NA ENCRUZILHADA ANGOLANA ENTRE O LEGADO REFORMADO E A IDENTIDADE AFRICANA. (2025). TEOCON - Revista Teologia Contextual, 1(1), e020514. https://doi.org/10.59771/