Kenosis e secularização como núcleo do Cristianismo Pós-moderno no pensamento de Vattimo
DOI:
https://doi.org/10.59771/teocon.2025v1.e025003Palavras-chave:
Cristianismo pós-moderno, Kenosis, SecularizaçãoResumo
Ao refletir sobre o Cristianismo na pós-modernidade, por meio da hermenêutica filosófica de Gianni Vattimo, podemos visualizar o paralelo entre seu conceito de “Pensamento Fraco”, a teoria da kenosis do Messias Jesus e o processo de secularização na modernidade. Nesse contexto, este artigo visa refletir sobre a transvaloração ou superação presente nessa simetria de ideias. Destarte, demonstrar como o exemplo de esvaziamento de poder divino, deixado pela humanidade de Jesus, elemento crucial e transformador da experiência humana, está presente na f losofi a baseada no enfraquecimento do ser como chave de leitura da pós-modernidade anunciada por Vattimo. Uma reflexão que vislumbra preceitos basilares do Cristianismo das origens para a pós-modernidade ou modernidade tardia como preferia Vattimo. Um Cristianismo vivenciado de maneiras multiformes, sem estruturas bloqueadoras, cuja busca pela redenção, pelo “religare”, seja firmada no encontro de sentido na vida encarnada e encontra no processo de secularização a possibilidade de realização da mensagem cristã.
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